Florianópolis
Balneário Camboriú

Constelação Familiar: conheça o método e saiba como ele pode ajudar nas conciliações judiciárias

Você sabe o que é constelação familiar e como ela pode ajudar nas conciliações judiciárias? Pelo menos 11 estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo) e o Distrito Federal já utilizam o método para ajudar a solucionar conflitos na Justiça brasileira.

O que é Constelação Familiar?

Constelação familiar é uma abordagem sistêmica e fenomenológica desenvolvida pelo filósofo, psicoterapeuta, padre e missionário alemão Bert Hellinger, que desenvolveu esse método a partir de observações empíricas fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar e identificou padrões de comportamento que se repetem ao longo de várias gerações.

Segundo Hellinger, o amor possui ordem: pertencimento, hierarquia e equilíbrio entre dar e receber. Quando essa ordem não é observada, todo o sistema familiar sofre, exemplificativamente, com doenças, falta de dinheiro, falta de sucesso e rupturas nos relacionamentos profissionais, sociais e amorosos.

O trabalho de Bert Hellinger se baseia em conceitos da física quântica e da teoria de evolução dos campos morfogenéticos (campos de informação) de Rupert Sheldrake, biólogo, bioquímico e parapsicólogo britânico.

Finalidade e sua relação com a Justiça

A constelação familiar busca identificar a origem de um comportamento ou sentimento que pode ter vindo de uma geração anterior, como se fosse uma herança familiar emocional. O método busca identificar traumas familiares para evitar que ocorra repetição de comportamentos destrutivos, muitas vezes inconscientes, dos membro da família.

O método não substitui outras formas de terapia, mas tem auxiliado muito na área jurídica. Juízes e psicólogos defensores da prática afirmam que os traumas são identificados rapidamente e permitem às pessoas verem seus conflitos de outra forma, despertando inclusive empatia pela outra parte, o que aumenta consideravelmente as chances de acordo.

Resultados

De acordo com levantamentos realizados nos últimos anos, um projeto da comarca de Goiânia que utilizou a constelação familiar em mediações judiciais teve um índice de solução de 94% em disputas familiares. Em 2013, na Bahia, foram aplicados questionários aos participantes de audiências de conciliação nas quais foram utilizadas a constelação familiar. Em 100% delas houve acordo entre as partes. Em 2016, em Brasília, o método foi utilizado em cerca de 52 processos alcançando índices de acordos de 86% com participação das duas partes na dinâmica.

A constelação familiar é utilizada, na maioria das vezes, em varas de Família e Infância e Juventude, questões que envolvem violência doméstica, guarda de filhos, adoção, abandono e divórcio e tem alcançado cada vez mais resultados positivos.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...