Florianópolis
Balneário Camboriú

Saiba mais sobre o Ecossistema de Inovação na advocacia

Os operadores do direito podem se beneficiar ao aplicarem as lições do ecossistema de inovação na advocacia, mas você sabe o que significa isso? Saiba mais sobre o tema no texto de hoje!

Ecossistema de Inovação

O termo “Ecossistema de Inovação” surgiu através de uma analogia com o conceito de ecossistema da biologia, que é um conjunto de interações entre os organismos vivos e os componentes abióticos. Esse conceito biológico foi transportado para o ambiente de inovação dando origem ao “Ecossistema de Inovação”.

A ideia do Ecossistema de Inovação é criar um ambiente de desenvolvimento empresarial através da promoção e estímulo de indivíduos que interagem em uma determinada região, produzindo assim inovação e negócios inovadores, com o objetivo de alcançar resultados mais promissores do que aqueles alcançados de forma isolada e individual por cada uma das partes envolvidas.

Esses indivíduos podem ser pequenas e grandes empresas, governo, universidades, laboratórios, institutos de pesquisa ou mercado financeiro, por exemplo.

O Ecossistema e seus atores

Os principais influenciadores de um Ecossistema de Inovação são:

– Talentos: os talentos são um dos principais pontos para se obter um Ecossistema de Inovação. Eles são essenciais em qualquer ambiente, então é primordial a construção e retenção dessa força de trabalho para se obter negócios inovadores e manter o espírito de inovação local.

– Cultura: um dos fatores mais difíceis de desenvolver no Ecossistema de Inovação, a cultura depende de fatores psicológicos, históricos e comportamentais. Ela está ligada a capacidade de aceitação do fracasso, superação e manutenção do foco. Para se criar uma cultura de inovação empreendedora é necessário compartilhar ideias, conhecimentos, informações e habilidades.

– Governo: o governo deve criar um ambiente favorável, regulatório, previsível e estável para empreendedores e investidores, ou seja, facilitar a abertura e fechamento de um negócio, a política fiscal e a responsabilidade intermediária.

– Densidade: a presença de grandes mestres e o convívio com empreendedores de sucesso possibilitam o aumento do surgimento de novos negócios de destaque. Existem várias formas de se estimular a densidade: criação de aceleradoras e incubadoras, programas de fomento, construção de hubs de inovação, etc.

– Capital: o capital não define quais os empreendimentos tiveram sucesso e quais fracassaram, mas sua existência é fundamental em fases específicas, possibilitando o crescimento da empresa. Um diferencial desse fator é que, quando os investidores já têm experiência em empresas inovadoras, eles passam orientações sobre a forma de se obter e utilizar os recursos.

Benefícios

Agora que já entendemos a visão de interconexão e colaboração existente no Ecossistema de Inovação, vamos mostrar os benefícios para os advogados.

A troca de experiências é um dos principais benefícios para os advogados. O ambiente de inovação é muito instável e a busca por aprendizado é constante, então vale adotar o espírito de colaboração e contribuir com o que você sabe, sem esperar troca, isso virá com o tempo. Vale compartilhar seus erros para ajudar outras pessoas e também aprender com os casos de empreendedores que falharam ou obtiveram sucesso.

Além disso, se você for ativo no Ecossistema de Inovação e estiver contribuindo para seu desenvolvimento, a chance de ser lembrado por alguém que esteja buscando um produto ou serviço de sua área é muito grande. E conhecer pessoas, universidades, empresas e parceiros é uma ótima forma de conseguir indicações de clientes, já que as empresas crescem próximas, confiando uma no trabalho da outra.

Devido à dinâmica do Ecossistema de Inovação, existe uma grande possibilidade da troca de ideias, além da agilidade para se obter novos conhecimentos. A cada momento são criados novos negócios, processos, culturas e formas de atuação, e nada melhor que estar inserido no sistema para adquirir mais conhecimento referente a essas inovações.

Outro fator importante para o crescimento e reconhecimento do negócio é a contratação dos profissionais certos. A qualificação dos profissionais é essencial para o sucesso do negócio. Além disso, é importante motivá-los a se conectarem ao Ecossistema de Inovação para que ajudem no seu desenvolvimento.

Mas atenção, para participar do Ecossistema de Inovação, o advogado deverá apresentar atitudes inovadoras e dinâmicas, fugindo do tradicional. Ele precisará usar a criatividade para adaptar o direito aos modelos inovadores, e ir além dos conhecimentos jurídicos, adquirindo conhecimento nas áreas de marketing, administração, processo de venda, dentre outras.

Assim, os operadores do direito que ingressarem nessa área deverão informar os clientes, reduzir os riscos da atividade e viabilizá-la, possibilitando que a advocacia adquira um caráter preventivo.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...