BLOG E NOTÍCIAS

Geral

Saiba como acompanhar as inovações na advocacia

Por Baccin
Março 20, 2020    0   67 views

Inovação! Essa é a palavra do momento. E na advocacia não podia ser diferente. Quem não inova, fica para trás. Saiba como acompanhar as inovações na advocacia no texto de hoje.

Inovação na advocacia

Inovação se refere a mudanças de pensamento, introdução de novas práticas, estratégias e ferramentas, além de exigir muita disposição!

Quando falamos em inovação, pensamos logo em tecnologia. O uso de chatbots e inteligência artificial estão tomando conta do mercado e quem não acompanha, fica para trás.

Chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana em um atendimento virtual. Geralmente utilizado para responder dúvidas frequentes de usuários, ele economiza tempo e mão de obra para a empresa, além de proporcionar uma aproximação do seu cliente.

Já a Inteligência Artificial é um ramo da informática que simula a capacidade humana cognitiva, dessa forma, as máquinas podem raciocinar, tomar decisões e resolver problemas. Saiba tudo sobre Inteligência Artificial aqui.

Vantagens das inovações na advocacia

Como mostramos, inovar é muito importante para o crescimento profissional. Quem fica resistente às transformações acaba também ficando desatualizado.

As inovações trazem novidades para a rotina dos profissionais, além de facilitar as atividades do dia a dia tornando, dessa forma, o advogado mais eficiente.

Confira as principais vantagens da inovação na advocacia:

- Mais produtividade: como as inovações economizam tempo, o advogado passa a ter uma rotina mais produtiva, que desperta a criatividade, gerando inovação para o profissional e/ou seu escritório.

- Atendimento: inovar no atendimento proporciona ao cliente uma proximidade com o advogado, aumentando a satisfação e confiança no profissional.

- Lugar de destaque: mudar o modelo e as formas de pensamento impulsionará o advogado como profissional.

Algumas sugestões para inovar na advocacia

- Entregue valor em todas as etapas.

- Mapeamento: aqui você precisa observar o que está impedindo ou atrapalhando a inovação. Identifique padrões nocivos, atividades que geram mais esforço que resultados e tarefas que podem ser otimizadas, por exemplo com a utilização de um software jurídico para auxiliar na organização, arquivamento de processos, dentre outras funções que tomam muito tempo quando feitas manualmente. Dessa forma você aumenta a produtividade e economiza tempo.

- Implementação de melhorias contínuas: o fluxo de melhorias nunca acaba. Sempre podemos trazer novidades para inovar. Afinal, a tecnologia está sempre avançando e exige isso também do advogado.

- Follow up: uma dica muito importante é dar atenção especial aos retornos para os clientes, que muitas vezes nunca tiveram uma ação em andamento, por exemplo, e não estão habituados com o tempo que pode durar e demorar para que as etapas de desenvolvimento do mesmo ocorram.

- Testes: o erro faz parte do processo. E é errando que se aprende! Teste as novidades e busque feedbacks para saber o que deu certo e o que precisa melhorar.

- Frequente eventos: ao frequentar eventos de inovação na advocacia, você conhece várias novidades e ainda pode saber o que deu certo e quais os erros cometidos por outros escritórios que já se encontram nesse processo de transformação. Além disso, eventos temáticos e congressos são ótimos conhecer e trocar experiências com profissionais da área.

Ética ao inovar e investir em tecnologias na advocacia

É importante destacar que as inovações e tecnologias são auxiliares e não substituem o papel do advogado, vital e essencial no desenvolvimento dos trabalhos, mas que pode contar com essas novidades para otimizar e maximizar resultados, sempre de acordo com os ditames éticos que regem a profissão.

ÚLTIMAS DO BLOG

CONTATO

Envie sua mensagem para o escritório Baccin através do fomulário abaixo:

BACCIN ADVOGADOS ASSOCIADOS
FLORIANÓPOLIS
Rua Conselheiro Mafra, nº 758 | Ed. Com. Kosmos, 5º e 6º andar | Centro | CEP 88010-102
Telefone/FAX: (48) 3222-0526/3223-2590 | Celular: (48) 99916-0883 | E-mail: atendimento@baccin.com.br


BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Rua Pernambuco, nº 210 | bairro Estados | SC | CEP 88339-030
Telefone/FAX (47) 3363-2276 | Celular: (47) 99945-1865 | E-mail atendimento@baccin.com.br