Florianópolis
Balneário Camboriú

Saiba mais sobre lançamento tributário

Você sabia que existe um meio pelo qual a Autoridade Administrativa constitui o crédito tributário? Saiba mais sobre lançamento tributário no texto de hoje.

Obrigação tributária x crédito tributário

Antes de falar sobre lançamento tributário, precisamos entender a diferença entre obrigação tributária e crédito tributário.

Segundo o Código Tributário Nacional (CTN), a obrigação tributária “surge com a ocorrência do fato gerador, e tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente”. Ou seja, o crédito tributário é a consequência da obrigação tributária.

O que é lançamento tributário?

O lançamento tributário é realizado pela Autoridade Administrativa e constitui o crédito tributário.

Segundo o CTN, lançamento tributário é o “procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível”.

Dessa forma, podemos entender que, quando é confirmado fato gerador de manifestação de riqueza tributável em determinado período, é calculado o valor devido, identificado o sujeito passivo e, em alguns casos, aplicada a penalidade cabível, constituindo-se assim o crédito tributário.

Espécies de lançamento tributário

O lançamento tributário pode ocorrer de três formas:

– De ofício: quando a autoridade administrativa percebe que ocorreu um fato gerador e age de acordo com suas obrigações;

– Por declaração: quando o sujeito passivo informa a ocorrência de fato gerador e só depois a autoridade administrativa determina o crédito tributário;

– Por homologação: quando o próprio contribuinte observa a existência do fato gerador e realiza o cálculo e pagamento do tributo, cabendo a autoridade administrativa a verificação da regularidade do pagamento.

Decadência Tributária

O CTN determinou que o Fisco tem um prazo de cinco anos para realizar o lançamento tributário. Após esse período, pode haver decadência tributária.

O prazo decadencial começa a ser contado a partir do primeiro dia do exercício seguinte ao que o lançamento poderia ter sido realizado, quando de ofício ou por declaração, ou a partir da ocorrência do fato gerador, quando por homologação.

Mas atenção! Quando houver fraude, dolo, simulação ou ausência de pagamento, mesmo que tenha sido por homologação, o prazo para o lançamento tributário será contado do primeiro dia do exercício seguinte ao que o lançamento poderia ter sido realizado.

Vale lembrar que, se o lançamento tributário for considerado nulo ou por vício formal, a Autoridade Administrativa terá um prazo de cinco anos, a partir da data que tornou nulo o lançamento, para constituir novo crédito tributário.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...