Florianópolis
Balneário Camboriú

Saiba mais sobre due diligence na advocacia

Você sabia que existe um tipo de auditoria com o objetivo de investigar uma empresa envolvida em uma negociação? Saiba mais sobre due diligence na advocacia no texto de hoje.

O que é due diligence?

Due dilingence é um termo em inglês para “diligência prévia”. Esse tipo de auditoria investiga informações de uma empresa envolvida em negociações, para que se aproveitem oportunidades e também sejam evitados riscos em operações entre escritórios.

Com a finalidade de analisar se não existe qualquer pendência antes de fechar um negócio, representada pela Certidão Positiva, a due diligence não é um processo simples, já que verifica questões contábeis, financeiras, tributárias, trabalhistas, dentre outros fatores.

Durante o processo, as certidões negativas são retiradas nos tribunais e na Receita Federal, para que se comprove o valor da empresa, e ela possa ser vendida.

Essa auditoria é indispensável no processo de compra e venda de uma empresa, já que, dessa forma, fica garantida a transparência para aquele que está comprando. A operação faz com que exista segurança, além de diminuir riscos futuros.

Como funciona?

Com o objetivo de trazer mais segurança para a negociação, como falamos anteriormente, a due diligence gera ainda mais elementos para o processo de decisão. Primeiramente, a auditoria passa por uma análise financeira, que avalia o desempenho da empresa. Os responsáveis pela análise são profissionais contábeis, advogados, administradores e economistas, dependendo do tipo da empresa e da operação.

A segunda etapa é a análise fiscal-tributário, realizada por profissionais especializados em direito tributário, já que neste caso são verificados documentos e impostos.

A terceira etapa consiste na análise legal, em que se verifica fundamentos legais do negócio, como contratos. Já o quarto passo é analisar os riscos e seguros, examinando a apólice do seguro, risco de tolerância, dentre outras questões.

Além disso, é feito um relatório para apontar riscos e oportunidades envolvendo a empresa, além de sugerir mudanças a serem feitas, sejam essas de curto ou longo prazo. A operação beneficia todos os envolvidos, não só os compradores.

Due diligence para advogados

Na advocacia, a due diligence torna mais seguros os processos de fusão e aquisição, além de deixar a operação mais organizada. A auditoria também faz com que sejam afastados os riscos durante o processo.

Já existem softwares jurídicos que ajudam na organização e armazenamento, sem perder a produtividade nem a qualidade, e que facilitam a análise dos documentos. Além das ferramentas que auxiliam na uniformização e minimizam conflitos na hora da aquisição.

É recomendável que o escritório tenha profissionais que dominem o inglês e o direito empresarial, uma vez que a demanda de due diligence é muito grande já que muitas empresas estrangeiras querem comprar negócios nacionais.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...