Florianópolis
Balneário Camboriú

Saiba tudo sobre Conselho Tutelar

Você sabia que existe um órgão do munícipio cuja função principal é cuidar dos direitos das crianças e adolescentes? Saiba tudo sobre Conselho Tutelar no texto de hoje.

O que é Conselho Tutelar?

Criado conjuntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e possui autonomia funcional. Ou seja, além de não poder ser extinto, ele não é subordinado a nenhum outro órgão do Governo.

O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela própria comunidade, para um mandato de três anos. Durante esse período, os membros do Conselho devem atender crianças e adolescentes, além de proporcionar aconselhamento aos pais e responsáveis sempre que necessário.

Em boa parte dos casos, o Conselho Tutelar age a partir de denúncias sobre abuso de menores ou situações nas quais são colocados em risco. O que ocorre principalmente quando são submetidos à violência emocional ou física.

O que faz o Conselho Tutelar?

Além de atender crianças e adolescentes, e proporcionar aconselhamento aos pais e responsáveis, o Conselho Tutelar deve aplicar as medidas que zelem pela proteção e direitos dos menores.

Mas atenção! O Conselho Tutelar não é um órgão correcional, portanto não pode aplicar medidas judiciais ou fazer julgamentos de casos. Dessa forma, quando um menor pratica algum delito, ele deve ser enviado diretamente à Polícia Militar.

O que o Conselho Tutelar faz nesses casos, é atuar no aconselhamento. Ou seja, cabe ao Conselho Tutelar a aplicação das medidas para proteção dos menores. Quando necessário executar, os poderes competentes são acionados.

Quando as denúncias estiverem relacionadas a infrações administrativas ou penais contra os diretos dos menores, cabe ao Conselho Tutelar encaminhar o caso ao Ministério Público.

Além disso, quando necessário, o Conselho Tutelar deve fazer o encaminhamento ao judiciário (litígio, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, dentre outras questões).

As medidas estabelecidas pelo judiciário devem ser providenciadas pelo Conselho Tutelar, e o órgão deve ainda solicitar certidões de nascimento e óbito sempre que forem necessárias.

Denúncia

Se você tem uma suspeita de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, você deve denunciar ao Conselho Tutelar, para que o problema seja investigado.

Confira como você pode realizar denúncias anônimas:

– Disque 100;

– Conselho Tutelar do Município;

– Aplicativo Projeta Brasil.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...