Florianópolis
Balneário Camboriú

Saiba tudo sobre lawtechs e legaltechs

Você sabia que existem empresas especializadas em criar produtos e soluções tecnológicas voltadas para o mercado jurídico? Saiba tudo sobre lawtechs e legaltechs no texto de hoje!

O que são lawtechs e legaltechs?

Com certeza você já conhece as fintechs, certo? As empresas de tecnologia que estão revolucionando o setor financeiro e bancário do Brasil.

As lawtechs e legaltechs estão querendo fazer o mesmo com o mercado jurídico. E já estão conseguindo!

Você que é da área do direito, já pensou em trabalhar com softwares de gestão, jurimetria, extração de dados públicos e vários outros serviços e produtos tecnológicos desenvolvidos exclusivamente para o mercado jurídico?

É exatamente essa a proposta das lawtechs e legaltechs: melhorar os serviços a partir de produtos e soluções tecnológicas criadas para esse mercado.

Mas afinal, o que são as lawtechs e legaltechs? São os nomes dados às startups que criam esses produtos, levando praticidade e desenvolvendo soluções para advogados e o meio jurídico.

Quer ver? Sabe aquelas plataformas que permitem que o cliente encontre o advogado mais qualificado para o seu caso? E os serviços que se baseiam em dados para facilitar acordos judiciais? Tem também os softwares de gestão para advogados e escritórios de advocacia, não é? Todos eles foram criados por lawtechs e legaltechs brasileiras!

Soluções e benefícios

Graças aos avanços na modernização da advocacia e à formação de novos advogados a cada ano, o mercado de startups jurídicas vem crescendo muito. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já existem centenas espalhadas pelo País.

Alguns dos principais benefícios dessas lawtechs e legaltechs são a economia de tempo, aumento do faturamento, redução de custos, organização dos processos e atividades, maior acesso à lei, promoção da transparência, aumento da produtividade e da eficiência, dentre outros.

Atualmente elas estão divididas em 13 categorias:

– Automação e gestão de documentos;

– Gestão de escritórios e departamentos jurídicos;

– Analytics e jurimetria;

– Resolução de conflitos online;

– Conteúdo jurídico, educação e consultoria;

– Extração e monitoramento de dados públicos;

– Redes de profissionais;

– Compliance;

– Inteligência Artificial – Setor Público;

– Regtech;

– Taxtech;

– Civic Tech;

– Real Estate Tech.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...