Florianópolis
Balneário Camboriú

Entenda as vantagens do processo digital

Com a inserção digital em várias atividades do dia a dia, o Direito também se adequou ao eletrônico. Fazer um processo digital possui inúmeras vantagens, como maior facilidade. Entenda quais são as vantagens do processo digital no texto de hoje.

O que é o processo digital?

Com o avanço da tecnologia, o processo digital se tornou uma nova tendência, que vai crescer ainda mais nos próximos anos. Surgiu por conta da Lei nº 11.419/2006, que substitui o processo físico (em papel) pelo digital.

Como funciona o processo digital?

O peticionamento eletrônico, com uso de certificados e de sistemas específicos de cada tribunal, é o novo modelo do processo digital. De maneira eletrônica, as peças, como petições, manifestações, recursos, e toda a documentação, ficam arquivados na nuvem.

Dessa forma, a consulta se torna mais fácil e é permitida na internet somente com o cadastro no tribunal em que está ocorrendo o processo. Também é necessário que se comprove a identidade do advogado, feito por meio de uma assinatura digital com o uso do certificado digital.

Vale lembrar que, só consegue acesso quem está cadastrado no tribunal, ou seja, aquele que está diretamente ligado ao processo.

O processo digital possui diversas vantagens, como será visto a seguir.

Quais são essas vantagens?

Uma das vantagens é que é uma prática sustentável, já que reduz o uso do papel, e também economiza espaço. Dessa forma, evita o acúmulo de documentos, e, consequentemente, evita a demora na busca de um documento específico.

O processo digital facilita também o horário para protocolo e evita a locomoção até o fórum para a juntada de documentos, o que economiza tempo. Além de ter menos riscos de extravios.

Outra vantagem é a redução de custos, já que, com uso de certificado e acesso à internet, é possível fazer o peticionamento de qualquer lugar.

Além disso, com um software jurídico, é possível integrar os sistemas utilizados pelos escritórios e pelo tribunal, o que facilita na atualização do andamento do processo e dos acontecimentos que ocorrem durante, além de tornar a produção mais célere.

Apesar de correr o risco de ocorrer falhas, como em qualquer sistema eletrônico, o processo digital facilita, e muito, o trabalho dos advogados.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...