Florianópolis
Balneário Camboriú

Entenda o habeas corpus

Existe uma proteção ao direito de ir e vir do sujeito, que possui como premissa amparar o direito à liberdade, que é uma das ações de maior relevância perante o judiciário. Já sabe do que estamos falando? Se pensou no habeas corpus, acertou! Saiba mais sobre esse assunto no texto de hoje!

O que é habeas corpus?

O habeas corpus é um remédio constitucional que, como falamos anteriormente, promove a proteção ao direito de ir e vir quando este se encontra ameaçado por violência ou coação e abuso de autoridade.

Mas o que são os remédios constitucionais? Eles são instrumentos assegurados pela própria Constituição, que visam provocar a intervenção de autoridades com o objetivo de impedir ilegalidades ou abuso de poder que possam prejudicar direitos e interesses individuais.

Voltando ao nosso assunto, quando ocorre violência ou coação que se configure ilegal, ou abuso de poder, o habeas corpus é o meio judicialmente mais rápido de se conseguir uma ordem.

Isso porque o habeas corpus, assim como os demais remédios constitucionais, é uma ação de status e objeto superior, ou seja, ele tem prioridade na pauta dos tribunais.

Além de ser citado no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, o habeas corpus também está protegido na seção dos direitos e garantias fundamentais. Portanto, ele é uma cláusula pétrea constitucional, ou seja, não é cabível qualquer discussão quanto a sua restrição ou diminuição.

Como funciona o habeas corpus?

O habeas corpus pode ser impetrado em favor da liberdade de terceiro ou de si próprio, ou seja, não é necessária capacidade postulatória.

A ação exige a demonstração de constrangimento ilegal, devendo ser composta por cópias de documentos, provas e tudo que possa ser relevante para comprovar o ocorrido.

Apesar de ser necessária atenção à questão probatória, o habeas corpus é um remédio constitucional de característica informal, ou seja, não existe uma forma correta, mas é preciso que sejam esclarecidos os objetivos e as razões para a concessão.

Tipos de habeas corpus

Existem três modalidades de habeas corpus, confira:

– Preventivo: aquele que, como o próprio nome fala, visa antecipar um risco previamente verificado.

– Repressivo ou Libertário: quando a liberdade de locomoção já foi cessada ou coagida.

– Coletivo: aquele que tem como objetivo proteger interesses de grupos específicos de pessoas que estejam na mesma situação de constrangimento ilegal. Geralmente é utilizado pelas Defensorias Públicas e institutos ligados à defesa de Direitos Humanos.

Quem pode julgar?

Em regra, a competência para julgar o habeas corpus é vinculada a autoridade coatora, ou seja, ao autor do ato de constrangimento ilegal.

Se o ato é praticado pelo Delegado de Polícia, a competência é do juízo de primeira instância. Se o ato parte do próprio juiz, a competência é do Tribunal de Justiça (TJ) ao qual está vinculado.

Vale lembrar que, se o juiz for da Justiça Estadual, a competência será do TJ daquele estado. Se for da Justiça Federal, será julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF).

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...