BLOG E NOTÍCIAS

Geral

Entenda o habeas corpus

Por Baccin
Outubro 25, 2021    0   83 views

Existe uma proteção ao direito de ir e vir do sujeito, que possui como premissa amparar o direito à liberdade, que é uma das ações de maior relevância perante o judiciário. Já sabe do que estamos falando? Se pensou no habeas corpus, acertou! Saiba mais sobre esse assunto no texto de hoje!

O que é habeas corpus?

O habeas corpus é um remédio constitucional que, como falamos anteriormente, promove a proteção ao direito de ir e vir quando este se encontra ameaçado por violência ou coação e abuso de autoridade.

Mas o que são os remédios constitucionais? Eles são instrumentos assegurados pela própria Constituição, que visam provocar a intervenção de autoridades com o objetivo de impedir ilegalidades ou abuso de poder que possam prejudicar direitos e interesses individuais.

Voltando ao nosso assunto, quando ocorre violência ou coação que se configure ilegal, ou abuso de poder, o habeas corpus é o meio judicialmente mais rápido de se conseguir uma ordem.

Isso porque o habeas corpus, assim como os demais remédios constitucionais, é uma ação de status e objeto superior, ou seja, ele tem prioridade na pauta dos tribunais.

Além de ser citado no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, o habeas corpus também está protegido na seção dos direitos e garantias fundamentais. Portanto, ele é uma cláusula pétrea constitucional, ou seja, não é cabível qualquer discussão quanto a sua restrição ou diminuição.

Como funciona o habeas corpus?

O habeas corpus pode ser impetrado em favor da liberdade de terceiro ou de si próprio, ou seja, não é necessária capacidade postulatória.

A ação exige a demonstração de constrangimento ilegal, devendo ser composta por cópias de documentos, provas e tudo que possa ser relevante para comprovar o ocorrido.

Apesar de ser necessária atenção à questão probatória, o habeas corpus é um remédio constitucional de característica informal, ou seja, não existe uma forma correta, mas é preciso que sejam esclarecidos os objetivos e as razões para a concessão.

Tipos de habeas corpus

Existem três modalidades de habeas corpus, confira:

- Preventivo: aquele que, como o próprio nome fala, visa antecipar um risco previamente verificado.

- Repressivo ou Libertário: quando a liberdade de locomoção já foi cessada ou coagida.

- Coletivo: aquele que tem como objetivo proteger interesses de grupos específicos de pessoas que estejam na mesma situação de constrangimento ilegal. Geralmente é utilizado pelas Defensorias Públicas e institutos ligados à defesa de Direitos Humanos.

Quem pode julgar?

Em regra, a competência para julgar o habeas corpus é vinculada a autoridade coatora, ou seja, ao autor do ato de constrangimento ilegal.

Se o ato é praticado pelo Delegado de Polícia, a competência é do juízo de primeira instância. Se o ato parte do próprio juiz, a competência é do Tribunal de Justiça (TJ) ao qual está vinculado.

Vale lembrar que, se o juiz for da Justiça Estadual, a competência será do TJ daquele estado. Se for da Justiça Federal, será julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF).

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

ÚLTIMAS DO BLOG

CONTATO

Envie sua mensagem para o escritório Baccin através do fomulário abaixo:

BACCIN ADVOGADOS ASSOCIADOS
FLORIANÓPOLIS
Rua Conselheiro Mafra, nº 758 | Ed. Com. Kosmos, 5º e 6º andar | Centro | CEP 88010-102
Telefone/FAX: (48) 3222-0526/3223-2590 | Celular: (48) 99916-0883 | E-mail: atendimento@baccin.com.br


BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Rua Pernambuco, nº 210 | bairro Estados | SC | CEP 88339-030
Telefone/FAX (47) 3363-2276 | Celular: (47) 99945-1865 | E-mail atendimento@baccin.com.br