Florianópolis
Balneário Camboriú

Black Friday: cuidado com os golpes no Pix

Está cada vez mais raro encontrar alguém que ainda não aderiu ao Pix. Toda facilidade oferecida por ele faz com que seja um grande candidato a se tornar o principal meio de pagamento no País e, com isso, um alvo de criminosos.

E é claro que uma das melhores épocas do ano para eles agirem é a Black Friday. Cuidado com os golpes no Pix ao realizar suas compras! Confira nossas dicas no texto de hoje!

Golpes do Pix

Infelizmente os criminosos estão cada vez mais criativos e não param de inventar golpes. Confira abaixo os principais golpes que envolvem o Pix:

– Clonagem de WhatsApp: um dos mais comuns, esse golpe já existe há muito tempo e foi aprimorado com a chegada do Pix.

Primeiro o criminoso faz contato com a vítima se passando por representante de determinada empresa e solicita um código de segurança que seria necessário para atualização, manutenção ou confirmação do cadastro.

Mas o código é, na verdade, uma forma de sequestrar o perfil do usuário. Se ele não tiver habilitado a autenticação de duas etapas, somente com o código o criminoso consegue instalar a conta do WhatsApp em um dispositivo diferente.

A partir daí ele aborda os contatos da vítima e pede ajuda financeira, preferencialmente pelo Pix. Como a transferência é realizada por vontade própria, ainda que motivada por um golpe, é muito difícil que o valor seja recuperado.

– Perfil falso no WhatsApp: como se fosse um upgrade da clonagem da conta, essa modalidade consiste em sequestrar a conta da vítima e utilizar suas fotos obtidas em redes sociais.

Feito isso, ele procura os contatos da vítima e, como o número de celular é desconhecido, alega que precisou trocar. Em seguida pede uma transferência, preferencialmente via Pix, para uma emergência.

– Engenharia social aprimorada: outra evolução da clonagem do perfil do WhatsApp, aqui o criminoso inclui uma segunda fase à ação, já que a versão anterior é combatida com a autenticação de dois fatores.

Após conseguir o código enviado por SMS, o golpista faz contato com a vítima se passando por um integrante da equipe de suporte do WhatsApp, informando que foi identificada uma suposta atividade maliciosa na conta e que enviou um e-mail para recadastramento da dupla autenticação.

A vítima recebe uma mensagem legítima do WhatsApp, que contém um link. Ao clicar nele o usuário na verdade estará desabilitando a proteção e abrindo as portas para o golpe.

– Central de relacionamento bancária falsa: o criminoso se passa por funcionário do banco em que a vítima tem conta e se oferece para efetuar o cadastro da chave Pix, ou informa que será necessário um teste com o sistema para regularizar o registro, pedindo que a vítima realize um Pix.

– Bug do Pix: nesse golpe, o criminoso divulga mensagens e vídeos nas redes sociais que afirmam que um bug no Pix permite que o usuário receba de volta um prêmio em dinheiro quando transfere valores para determinadas chaves.

– QR Code adulterado: para quem não sabe, os pagamentos pelo Pix podem ser realizados a partir de códigos QR. Durante a pandemia, muitos artistas fizeram lives e arrecadaram dinheiro para doações a partir do QR Code que aparecia no canto da tela.

Sabendo disso, os criminosos passaram a fazer download dessas apresentações para criar novas transmissões colocando seus próprios códigos.

Como evitar os golpes

Veja algumas dicas simples para evitar os golpes cada vez mais criativos dos criminosos:

– Utilize apenas o site ou app do seu banco para realizar pagamentos, cadastrar seu Pix ou fazer qualquer outra transação;

– Jamais clique em links recebidos por SMS ou e-mail;

– Nunca passe informações pessoais ou sobre sua conta por telefone;

– Não use wi-fi de locais públicos para acessar o banco;

– Jamais compartilhe sua senha. Ninguém precisa dela para completar uma transação para a sua conta;

– Desconfie de pedidos de Pix por WhatsApp, ainda que venham de contatos conhecidos;

– Cuidado com QR Codes falsos. Verifique bem o valor e os dados de destino do dinheiro antes de concluir a transação.

Fique esperto ao realizar suas compras!

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...