Florianópolis
Balneário Camboriú

Tudo que você precisa saber sobre o Direito do Trabalho

Existe um ramo do direito voltado exclusivamente para as relações de trabalho. Mas essa área já é bem conhecida, não é? Então veja no texto de hoje tudo que você precisa saber sobre o Direito do Trabalho.

O que é Direito do Trabalho

Como falamos anteriormente, Direito do Trabalho é o ramo do direito que rege as relações trabalhistas, por meio de regras e princípios dirigidos aos empregadores e trabalhadores.

Antigamente a contratação era livre. O empregador oferecia o que achava justo e, por sua vez, o empregado aceitava a função se fosse da sua vontade. Por muitos anos foi assim. Mas, com o passar do tempo, o aumento da população e, principalmente, da ganância das pessoas, se tornou necessário colocar algumas regras.

Afinal, com tanta liberdade, adultos já estavam se matando de trabalhar, chegando a cumprir uma jornada de 20 horas diárias, além do trabalho infantil, que também já estava sendo explorado naquela época. E tudo isso, em troca de salários irrisórios, ou muitas vezes, por um prato de comida. Sem falar nas condições abusivas de trabalho e nos ambientes insalubres.

Foi então que os trabalhadores, cansados de tanta exploração, começaram a se unir na luta por melhores condições de trabalho, criando sindicatos e, dessa forma, revolucionaram as relações de trabalho no mundo todo.

O trabalhador é considerado a parte mais frágil nas relações de trabalho, devido à troca desigual que acontece nessa relação: enquanto ele entrega tempo de vida, o empregado entrega dinheiro.

Claro que hoje em dia o dinheiro é muito importante, mas não mais que a vida. Assim, ao contrário do que muitos pensam, o objetivo do Direito do Trabalho vai muito além da proteção dos direitos do trabalhador, buscando assegurar a dignidade da pessoa humana.

Principais direitos

Você conhece seus direitos? Confira alguns dos principais.

– Mudança na data de pagamento: a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que o empregador deve realizar o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente. Dentro desse prazo, é possível alterar a data do pagamento.

– Variações no registro de horário: o empregador não pode descontar pequenos atrasos, bem como não é obrigado a pagar hora extra quando não ultrapassarem o limite de cinco minutos, sendo no máximo dez minutos diários.

– Plano de saúde: o empregado tem direito ao plano de saúde ou assistência médica oferecido pela empresa, ainda que seu contrato esteja suspenso devido à concessão de auxílio-doença acidentário ou aposentadoria por invalidez.

– Adoção: empregada que adotar criança ou adolescente terá direito à licença maternidade nos termos da lei.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...