Florianópolis
Balneário Camboriú

Ação Reivindicatória: o que você precisa saber

Você sabia que existe uma via judicial que pode ser utilizada pelo proprietário de um imóvel, que esteja sem a posse, para obtê-la de quem injustamente a detenha? Saiba tudo sobre a ação reivindicatória no texto de hoje!

O que é Ação Reivindicatória?

A ação reivindicatória, como falamos anteriormente, é o meio pelo qual o proprietário de um imóvel que está sem a posse busca obtê-la. Essa ação se baseia no direito de propriedade e se opõe a uma posse existente.

Mas por que o proprietário precisa ajuizar uma ação reivindicatória? Simples! Mesmo sendo o dono do imóvel, não é permitido entrar na hora que bem entender para recuperá-la.

Isso porque, posse é diferente de propriedade. Ainda que não seja o proprietário do imóvel, quem está na posse tem o direito de permanecer no local e defender sua posse. Salvo nos casos em que exista uma ordem judicial em sentido contrário.

Ao entrar na propriedade violando a posse alheia, mesmo sendo o dono do imóvel, podem surgir problemas cíveis e até mesmo criminais, dependendo do caso. Por isso é necessário recorrer a um profissional especializado antes de ter qualquer atitude.

Requisitos

Para ajuizar uma ação reivindicatória são necessários alguns requisitos:

– Comprovar a sua propriedade;

– Demonstrar que a posse do atual possuidor é injusta, ou seja, é preciso comprovar que o possuidor não tem o direito de manter a posse;

– Descrever e identificar o imóvel ou área que se pretende reivindicar para que não haja nenhuma confusão.

Ação reivindicatória X ação de imissão na posse

Não podemos confundir a ação reivindicatória com a ação de imissão na posse. Embora tenham objetivo semelhante, servindo para o proprietário requerer a posse com base no direito de propriedade, existem diferenças fundamentais entre elas.

Enquanto a ação de imissão na posse é utilizada quando o proprietário nunca teve a posse, a ação reivindicatória é utilizada quando o proprietário já teve a posse do imóvel e não a tem mais.

Ação reivindicatória X ações possessórias

Esses tipos de ação também se diferem e possuem suas particularidades. A ação reivindicatória tem como fundamento o direito da propriedade do autor. Já as ações possessórias discutem apenas o direito de posse.

Vale lembrar que a ação reivindicatória interrompe a contagem do prazo prescritivo de usucapião.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...