Florianópolis
Balneário Camboriú

Entenda a desconstituição de paternidade

Você sabe o que é desconstituição de paternidade? Quando ela é possível? Entenda a desconstituição de paternidade em nosso texto de hoje!

Desconstituição de paternidade

Existem diversas formas de reconhecer uma criança como filho: pela presunção legal de paternidade; e através do reconhecimento, seja ele voluntário ou judicial (como nos casos de investigação de paternidade, por exemplo).

Mas e se após um tempo o pai desconfia de uma traição e descobre que o menor realmente não é seu filho biológico através de um teste de DNA, por exemplo? Nesse caso, de acordo com a previsão do artigo 1.601 do Código Civil, o pai poderá entrar com uma ação negatória de paternidade, na qual o filho se torna réu e é representado pela mãe.

Diferentemente da ação negatória de paternidade, nos casos de desconstituição de paternidade, ocorre a retirada do nome do pai biológico do registro de nascimento, que pode acontecer, por exemplo, quando ocorre uma adoção unilateral. Ou seja, quando o pai socioafetivo registra a criança com o consentimento do pai biológico. Vale lembrar que, caso a criança tenha mais de 12 anos, será necessário ainda o seu consentimento.

Também é possível solicitar a desconstituição de paternidade nos casos de abandono material, moral e afetivo, além de casos de crime sexual contra a criança, mas para isso serão necessárias provas e testemunhas, além de um advogado ou defensor público. Esse tipo de ação é um pouco mais complexo e exigirá um tempo maior para ser concluído.

Além disso, ainda é possível que o próprio filho, quando maior de idade, solicite a desconstituição de paternidade, desobrigando o pai biológico de qualquer responsabilidade, e também eliminando a possibilidade de qualquer amparo legal no futuro, como cuidados na velhice e patrimônio.

Alienação parental

Vale lembrar que muitas vezes uma das partes, geralmente a mãe, cria certa repulsa em relação ao outro genitor, como nos casos em que não se aceita o divórcio, por exemplo.

Quando isso ocorre, muitas vezes a mãe não quer que o filho carregue o sobrenome do pai. Mas o direito à identidade é da criança. E nesse caso não será possível a desconstituição de paternidade. Saiba mais sobre alienação parental aqui.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato cono

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...